Você já parou para refletir sobre o quanto somos complexos como Seres Humanos? Como você definiria, por exemplo, a felicidade? Quais seriam as áreas da nossa vida que deveríamos focar e desenvolver para nos tornarmos pessoas felizes, plenas e realizadas? Bem, essas, sem dúvida, não são questões muito fáceis de serem respondidas, não é mesmo?

Você certamente conhece ou já ouviu falar de alguém que, embora tenha atingido o sucesso em uma determinada área da vida, acabou fracassando em outras. São inúmeros, por exemplo, os casos de pessoas que possuem muito dinheiro, vivem vidas luxuosas, porém, enfrentam grandes problemas familiares, de relacionamento e, como consequência, acabam se arruinando.

Ou ainda, quantas pessoas, em busca de um corpo físico perfeito, utilizam-se de substâncias anabolizantes e/ou realizam cirurgias desnecessárias e arriscadas e acabam prejudicando a sua saúde, enfrentando graves problemas psicológicos. 

Quantas famílias são destruídas por que os seus integrantes se afastaram dos bons costumes, dos valores e de Deus? Quantos são os casos de pessoas que aparentemente tinham uma vida perfeita, porém, enfrentaram quadros depressivos gravíssimos vindo, muitas vezes, a se suicidar?

Pois é, somos Seres muito complexos, tanto individualmente, quanto em sociedade e buscar uma felicidade plena, uma vida realizada, não é uma tarefa simples. 

Mas isso não quer dizer que devemos desistir, que devemos jogar a toalha e abandonar a nossa busca por uma vida mais feliz. Definitivamente, esse não é o caminho. 

E para que você possa encontrar o seu lugar nessa jornada, quero te falar que você não está sozinho, nunca esteve. Se você está passando por algum problema agora na sua vida, saiba que outras pessoas também já passaram por essa mesma situação e venceram. E assim como elas podem ajudar você na sua caminhada, certamente você poderá ajudar outras pessoas que estão passando por problemas que você já superou.

Esse é o grande valor de uma COMUNIDADE. Você nunca mais se sentirá sozinho!

Para isso, para que você possa ser um elemento ativo na construção de um mundo melhor, para que você possa começar a ser ajudado e a ajudar outras pessoas, é muito importante que você entenda que existem 7 grandes áreas do Ser que precisam ser desenvolvidas para que alcancemos uma vida próspera.

E aqui, nós chamamos essas áreas de 7 Saúdes, conforme explicarei melhor abaixo para você. 

Fique conosco, você está prestes a iniciar uma grande Jornada de Desenvolvimento. Muito obrigado mesmo por estar investindo o seu tempo para ler este artigo que fiz com tanto carinho para você. Se ele for valioso para você, se você aprender algo com ele, peço que, por gentileza, compartilhe este conteúdo com alguém que seja muito importante para você.

É assim que vamos ILUMINAR o mundo!

SAÚDE FAMILIAR

De que adianta ter todo o dinheiro do mundo, sucesso profissional e um físico de dar inveja em qualquer modelo se você não tem paz dentro da sua casa? Valeria a pena? Claro que não!

Nossa casa, nosso lar, nosso refúgio, sem sombra de dúvidas é o lugar mais importante e que temos que preservar, pois é nele que estão as “coisas” mais importantes e valiosas da nossa vida: a nossa família.

Porém, somos seres complexos, não é? E muitas vezes, enfrentaremos desafios dentro da nossa família, problemas que se não forem enfrentados e corrigidos, poderão se agravar, tornando-se cada vez mais difíceis de lidar e solucionar.

A convivência em casa é influenciada por diversos fatores. O nosso passado, por exemplo, é um grande fator determinante das nossas percepções, ações e opiniões, ou seja, as coisas que nós já passamos nas nossas vidas influencia diretamente o nosso presente e, por consequência, o nosso futuro.

Pais que enfrentaram grandes dificuldades no passado e que não tiveram uma criação adequada, muitas vezes, sem perceber, podem acabar transmitindo pensamentos e crenças negativas para os seus filhos, dificultando a sua relação e causando graves problemas na família.

Além disso, existem inúmeros fatores externos que impactam diretamente dentro de casa. Um marido que enfrenta dificuldades no trabalho, por exemplo, pode acabar descontando as suas frustrações, medos e dificuldades na sua família. Um filho, que não consegue se relacionar bem e/ou ter um bom desempenho na escola, pode não conseguir se comunicar eficientemente com os seus pais e acabar se envolvendo com grupos onde consegue se expressar e sentir-se parte integrante, porém, muitas vezes, isso pode levar à influências negativas. 

E se a família tem problemas dentro de casa, muito provavelmente irá se envolver em problemas fora de casa.

Ou seja, a situação acaba virando uma grande bola de neve, que cresce descontroladamente, onde as tensões existentes dentro do lar acabam potencializando problemas fora e vice-versa.

Uma criança que teve contato com situações violentas envolvendo os seus pais, certamente terá uma propensão muito maior a se envolver em atos violentos na Escola e na vida adulta. E ao fazer isso, certamente isso levaria a um aumento da tensão vivida dentro de casa, o que poderia agravar ainda mais a situação e, em muitos casos, levar a consequências muito graves. 

É claro que nós também podemos falar sobre inúmeros casos contrários, onde a integridade da família protegeu os seus integrantes de condições externas desfavoráveis.

Quantas famílias são pobres, financeiramente falando, porém vivem em harmonia, com os seus integrantes se ajudando mutuamente nos momentos difíceis, carregando por suas vidas valores e crenças que norteiam as suas atitudes e que foram criados e difundidos dentro de casa?

A solução para os problemas do mundo está dentro de casa, por isso, cuidar da sua Saúde Familiar é extremamente importante. Como vocês se relacionam, como superam os momentos de dificuldade e planejam o futuro? Como melhorar o diálogo entre os integrantes da família e promover um ambiente mais harmônico e saudável? Quais são as bases e os ingredientes que compõem uma família feliz?

São essas algumas das questões que você deverá solucionar ao buscar desenvolver essa área tão importante da sua vida e que nós, da Comunidade Iluminar7S, buscaremos nos debruçar com grande afinco ao longo da nossa Jornada das 7 Saúdes

SAÚDE CONJUGAL

Imagine um casamento ideal, onde você tivesse alguém para estar sempre ao seu lado nos momentos difíceis, apoiando-o na tomada de importantes decisões e compartilhando com você dos momentos de luta e também das vitórias que você irá conquistar. 

Maravilhoso, não é mesmo? Pois é, só que nós todos sabemos que quase nunca é assim.

Mas por que os problemas no casamento acontecem, se na época de namoro era tudo mil maravilhas? Por que as coisas se tornam tão complicadas e difíceis de lidar?

Bem, eu diria que são 3 as principais causas:

1 – Falta de comunicação entre o casal;

2 – Não resolver as coisas quando são pequenas;

3 – Não compreender o porquê de cada problema.

Lógico que não podemos generalizar as coisas, afinal, somos seres muito complexo como indivíduos, imagina como um casal, porém, podemos afirmar com um certo grau de confiança e certeza que a grande maioria dos problemas existentes em um casamento ocorrem por causa de um (ou mais de um) dos três problemas acima.

E dos três, acredito que o mais importante seja o primeiro, afinal, uma comunicação eficiente certamente poderia amenizar e/ou solucionar todos os outros problemas inerentes a um casamento.

Você já conheceu algum casal que está junto a muito tempo, mais de 50 anos, por exemplo? Geralmente o nível de comunicação entre eles é absurdamente eficiente, sendo necessários, muitas vezes, apenas um gesto, um olhar, um leve aceno para que um saiba exatamente o que o outro está sentindo.

E melhorar a comunicação de um casal está diretamente relacionado a como lidamos com as nossas emoções. Por isso, recomendamos que a nossa Jornada das 7 Saúdes seja realizada pelo casal, não somente por um deles, pois ambos precisam amadurecer e se desenvolver para, dessa forma, promover um desenvolvimento realmente sustentável no relacionamento.

E ter um bom relacionamento conjugal, certamente, irá refletir em todas as demais áreas da sua vida. Quem não quer ter um parceiro ou parceira de vida? Quem não gostaria de resgatar aqueles bons momentos e sentimentos vividos na época do namoro? Todos nós queremos! Só que a correria da vida, muitas vezes, nos faz deixar algumas coisas de lado em quando nos damos conta, o nosso relacionamento com a pessoa que tanto amamos já não é mais o mesmo.

Mas você não vai desistir, não é mesmo? Em nossa Jornada das 7 Saúdes iremos ajudar você a entender melhor diversas questões primordiais para construir um Casamento Inteligente e Feliz.

Quais as características de um casal feliz? Quais os maiores inimigos de um casamento e como enfrentá-los? Como construir a felicidade a longo prazo? Como lidar com a chegada do primeiro filho?

São esses alguns dos desafios que nós iremos desenvolver em nossa Comunidade e você, certamente, poderá, com a sua experiência de vida, nos ajudar a construir algo realmente significativo para todos os demais membros.

Aliás, sobre casamento, eu recomendo que você assista a playlist SOS CASAMENTO, lá no canal do Padre Chrystian Shankar. Tenho certeza que vai gostar muito!

SAÚDE FÍSICA

Todos nós já ouvimos os nossos avós falarem que “saúde é a coisa mais importante da vida”, não é? Pois é, eu concordo plenamente com isso, afinal, de que adianta ter ou ser qualquer coisa na vida, se não tivemos saúde para aproveitá-las?

Ser uma pessoa saudável, aliás, tem uma importância ainda mais crescente em um país que está ficando cada vez mais velho e com uma expectativa média de vida cada vez maior, afinal, todos nós queremos chegar a nossa melhor idade em boas condições físicas para aproveitar a nossa vida.

E apesar de todas as informações e facilidades que existem nos dias atuais, nem sempre conseguimos focar o suficiente naquilo que é importante para termos uma vida saudável hoje e também no futuro.

A correria do dia a dia e a facilidade com que temos acesso a alimentação industrializada, por exemplo, são fatores que, muitas vezes, nos distanciam de uma vida mais salubre, o que pode acabar nos impactando negativamente em outras áreas da nossa vida.

De que adianta ter um ótimo desempenho profissional e financeiro, ter uma família feliz e unida, porém não viver tempo o suficiente para desfrutar disso devido a hábitos de vida insalubres como uma alimentação inadequada e o uso de drogas como álcool e o tabaco?

Aliás, falando em hábitos alimentares ruins e uso de drogas, muitas vezes esses comportamentos destrutivos são um reflexo de um desequilíbrio existente em alguma outra área da nossa vida. 

Conheço muitos profissionais que atuam em área sob grande pressão ou que estão passando por algum problema financeiro grave, que encontram no cigarro uma forma de se manterem calmos e de controlarem a sua ansiedade, por exemplo.

Dessa forma, um problema em uma área acaba ocasionando e/ou potencializando um outro problema, que poderá acarretar consequências ainda mais graves.

E engana-se quem pensa que ter uma vida mais saudável é algo extremamente complexo e que exige um grande esforço ou mudanças extremamente sacrificantes. Na maioria dos casos, a mudança gradativa de alguns hábitos poderá desencadear benefícios muito grandes o que, muitas vezes, acaba motivando o indivíduo a continuar o processo de mudanças e, dessa forma, perpetuar um ciclo positivo de desenvolvimento em sua vida.

Alguém que tem uma dieta totalmente desbalanceada e que consome uma grande quantidade de alimentos com alto teor de açucar, gorduras, etc, certamente irá se sentir muito melhor ao simplesmente reduzir gradativamente esse consumo, substituindo esses alimentos por outros mais saudáveis.

Em pouco tempo, ela se sentirá mais disposta, terá um sono muito mais restaurador, sua pela irá melhorar de aspecto, seu intestino trabalhará melhor e, caso realize um acompanhamento médico, poderá comprovar as melhorias ao observar o resultado de alguns exames que medem, por exemplo, o seu nível de colesterol.

Associando essas melhores práticas alimentares à realização frequente de exercícios leves, ela certamente irá perder gordura e aumentar a sua massa magra, fazendo com, em algum tempo, as pessoas notem que ela está se cuidando e perguntem sobre o que está fazendo.

No longo prazo, essa pessoa irá ter benefícios absurdamente gratificantes, diminuindo o seu risco de desenvolver doenças cardíacas, por exemplo e aumentando a sua qualidade e expectativa de vida. Quem não quer isso?

E tudo isso começa com uma leve mudança de atitude, ao tratar o seu corpo com mais respeito e responsabilidade, adotando melhores práticas e hábitos mais saudáveis para a sua vida.

Fazendo isso, você irá colher os frutos não somente com a melhora na sua saúde, mas também em outras áreas da sua vida. Experimente iniciar a prática de alguma atividade física com o seu marido/esposa! Que tal iniciarem aquela aula de dança que sempre quiseram ou simplesmente começarem a fazer caminhadas no parque, três vezes por semana, aproveitando para conversar sobre a vida e melhorar a comunicação?

Lembre-se que aquela velha desculpa de não ter tempo não é mais válida, pois, aquele que não arruma tempo para construir hoje uma vida mais saudável, com certeza terá que arrumar tempo no futuro para procurar um médico!

SAÚDE MENTAL

Vamos a um fato: “Não existe saúde sem saúde mental”.

Atualmente, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com depressão no mundo. Sem sombra de dúvidas, este é um assunto que precisa ser discutido, um mal que precisa ser combatido.

Os transtornos mentais, dentre os quais a depressão figura com grande destaque, interferem diretamente na qualidade de vida daqueles que são acometidos por essas condições. 

Sem estar saudável mentalmente, uma pessoa, por mais forte que seja fisicamente, por maiores que sejam os seus recursos materiais ou o afeto que recebe dos seus familiares e amigos, se tornará uma pessoa frágil e que precisa ser ajudada.

Eu posso falar com propriedade sobre esse tema, pois a pessoa mais forte e persistente que conheço, sofreu durante muito tempo com essa realidade: a minha mãe. 

Uma mulher forte, guerreira, que criou, com a ajuda da minha avó, sem nunca ter tido um emprego fixo, dois filhos, enviando um para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e outra, aos 17 anos, para uma faculdade pública de Medicina. Uma vitoriosa, uma verdadeira heroína. A pessoa que mais admiro na face desta terra, por várias vezes tombou diante da depressão.

Na minha adolescência, me lembro bem, por várias vezes vi a minha mãe permanecer deitada na cama por vários dias e quando eu me aproximava da cama para perguntar se estava acontecendo algo, percebia que ela estava chorando. Aquela cena me deixava muito triste.

E quantas são as famílias que também vivem realidades assim por todo o nosso Brasil e que não tem a oportunidade de serem ajudadas?!

Entender sobre os transtornos mentais vai muito além de buscar um tratamento para algo que você está enfrentando. Com esse conhecimento, nós temos a oportunidade de identificar problemas e ajudar os nossos familiares e colegas que possam estar passando por isso.

Se você possui uma empresa, por exemplo, e possui um empregado que está apresentando um fraco desempenho e causando problemas, muitas vezes poderá ajudá-lo a superar desafios que esteja enfrentando em sua vida particular e, no fim das contas, ao invés de simplesmente demiti-lo, ganhar um funcionário ainda mais eficiente e comprometido e agradecido. 

Dentro da sua casa, muitas vezes, os transtornos mentais são expressos através de comportamentos diferentes e que não são inicialmente compreendidos. Um filho, por exemplo, que começa a se manter muito tempo trancado dentro do quarto, é visto, frequentemente, triste, chorando e tem grande dificuldade de se relacionar com outros colegas, poderá estar desenvolvendo ou já enfrentando um quadro depressivo e, portanto, precisa de ajuda.

Entender como a nossa mente funciona nos ajudará a blindá-la de problemas futuros!

E é por isso que em nossa Comunidade daremos sempre uma ênfase muito grande nos assuntos relacionados à Saúde Mental, inclusive, discutindo e desenvolvendo tópicos específicos e muito importantes, como a ansiedade, depressão na gravidez, em pacientes de doenças crônicas e também na terceira idade.

Cuidar da saúde da nossa mente deve ser uma prioridade para todos nós. Na minha opinião, inclusive, esses temas deveriam ser abordados na Escola, para que as nossas crianças já pudessem desenvolver, desde cedo habilidades que os permitissem lidar com as suas emoções de uma forma mais eficiente, diminuindo as suas chances de desenvolver transtornos mentais no futuro.

Infelizmente, porém, sabemos que esta ainda não é uma realidade na Educação do nosso país e isso só nos motiva e aumenta a nossa responsabilidade em transmitir a maior quantidade possível de informações de qualidade relacionadas a estes temas.

SAÚDE FINANCEIRA

Ok, dinheiro não trás felicidade, porém, a falta de dinheiro também não trás, não é mesmo? 

Aliás, você sabia que a segunda maior causa de divórcios são problemas relacionados à dinheiro? Imagine precisar comprar um remédio para o seu filho, um remédio muito importante e não ter o recurso financeiro necessário. Ou ainda, imagine não poder pagar a conta de luz da sua residência e ter o serviço cortado.

Pois é, dinheiro não trás felicidade, porém, ele também não traz tristeza e nós precisamos de dinheiro para fazer praticamente tudo nessa vida, desde as nossas necessidades mais básicas, como comida, moradia e vestimenta, até educação, conforto ou qualquer tipo de luxos que gostemos. 

Portanto, saber lidar de uma forma inteligente com o dinheiro é algo que irá refletir em praticamente todas as áreas da nossa vida.

E um fato muito preocupante é que não aprendemos isso na Escola. Educação Financeira é algo que o Brasileiro, geralmente, só aprende depois que cometeu muitos erros (isso quando aprende). 

E eu não estou falando aqui sobre investimentos, formas de empreender ou ganhar uma renda extra. Não, estou falando do “básico do básico do básico”. 

A grande maioria dos brasileiros não sabem fazer um orçamento familiar e, sendo assim, não tem controle algum sobre as suas finanças. Não sabem como gastam os seus recursos e, muitas vezes, são atraídos por verdadeiros buracos negros financeiros representados por empréstimos abusivos no cheque especial e no cartão de crédito, os maiores vilões em matéria de taxa de juros.

E uma vez endividados, não sabem como traçar um planejamento para sair dessa situação, o que acaba, muitas vezes, gerando um superendividamento tão grande que acaba refletindo negativamente na qualidade de vida de toda família por muitos anos, quiçá por toda a vida.

E o pior é que o comportamento ineficiente dos pais com relação a dinheiro acaba ocasionando problemas financeiros futuros para os filhos, ao estabelecer crenças limitantes e conceitos errados com relação ao modo de se lidar com as finanças.

Sendo assim, mais uma vez, o descontrole em uma área da vida acaba acarretando inúmeras consequências em diversas outras áreas, prejudicando a qualidade de vida da família e dificultando um planejamento eficiente que permita, por exemplo, a existência de uma aposentadoria feliz e tranquila.

Muitas vezes, por terem tido uma vida financeira completamente desregrada, muitos idosos se veem obrigados a trabalhar até praticamente não poderem mais.

E se você está pensando que esta é uma realidade exclusiva das classes menos favorecidas financeiramente, sinto lhe informar que você está redondamente enganado. 

Recentemente fiquei sabendo de um caso, através de um amigo meu, de um médico que tinha mais de 70 anos de idade e que tinha uma renda mensal de mais de R$150.000,00. O problema, porém, é que esse médico e sua família viviam uma vida de completa extravagância há décadas. Ele recebia tudo isso, porém, eles gastavam muito mais, de modo que ele, mesmo sendo um médico conceituado, não poderia jamais se aposentar e ter uma vida mais tranquila, pois isso representaria uma queda na renda da família que eles não seriam capazes de suportar (mesmo por que, já deviam milhões de reais no banco).

Construir uma melhor realidade financeira para você e sua família é possível e até simples, porém, não é fácil, pois, na maioria das vezes, irá exigir uma mudança de mentalidades, crenças e hábitos que irão permitir um uso mais inteligente dos seus recursos financeiros.

Por isso, sabendo da importância desse tema para a vida de todos nós, em nossa Comunidade Iluminar7S nós estaremos sempre discutindo e nos aprofundando em temas que visem aumentar a Educação Financeira dos nossos membros, para que juntos possamos mudar a nossa realidade financeira e realmente atingirmos uma vida próspera e abundante. 

SAÚDE ESPIRITUAL

O mundo é tão belo. Você já reparou como a natureza é magnífica? Não importam quantas catástrofes, naturais ou não, aconteçam, a natureza sempre encontra uma forma de se reconstruir, as flores novamente voltam a florir a vida sempre supera a morte. Como não acreditar em algo maior, bem maior que todos nós, meros mortais?

A espiritualidade, definida como uma “propensão do Ser Humano em buscar um significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, o mundo material, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”, certamente é uma área que precisa ser desenvolvida e estimulada para que sejamos seres mais prósperos e plenos nesta vida.

E a espiritualidade pode ou não estar associada a religiosidade, afinal, são conceitos que, embora geralmente caminhem para os mesmos objetivos, apresentam algumas diferenciações.  

Se conectar com algo maior, com Deus, é algo realmente engrandecedor. A espiritualidade nos ajuda a construir o modo como compreendemos e interagimos com o mundo, nos fazendo evoluir como pessoas e nos energizando em nossa jornada em busca de uma vida mais significativa e feliz. 

Buscar essa conexão nos torna seres mais compreensíveis, empáticos e conhecedores do nosso papel no mundo e por isso, em nossa Jornada das 7 Saúdes, o desenvolvimento da espiritualidade de todos os nossos membros sempre um grande objetivo.

SAÚDE PROFISSIONAL

Quem não quer vencer profissionalmente, não é mesmo? Seria ótimo se todos pudessem acordar numa manhã de segunda-feira felizes e dispostos para irem trabalhar com algo que gostam e onde se sentem motivados, porém, sabemos que esta não é a realidade da grande maioria da população.

E como podemos ter uma vida próspera se não somos felizes no local onde passamos grande parte do nosso dia? Difícil, muito difícil.

Porém, encontrar a felicidade e a realização profissional, na grande maioria das vezes, passa por nos desenvolvermos como profissionais e pessoas. Não adianta só ficar reclamando da vida, se sentindo vítima ou colocando a culpa nos outros.

Para que algo mude, se faz necessária uma ação. E é você quem deve promover essa ação!

Desenvolvendo as suas habilidades de liderança e comunicação, você já estará caminhando em direção a uma melhora na sua vida profissional, afinal, o crescimento de um profissional geralmente está mais ligado às suas habilidades de se relacionar com os seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes do que com as suas habilidades técnicas. 

E se você ainda não conseguiu se inserir no mercado de trabalho, precisa se preocupar ainda mais com a sua Saúde Profissional. Por isso, iremos lhe auxiliar em nossa comunidade, trazendo informações úteis sobre como se portar em uma entrevista de emprego, como preparar o seu currículo, dentre outras informações que serão muito relevantes para que você comece a sua jornada da melhor forma possível.

Desenvolvendo-se profissionalmente, você certamente terá melhores condições financeiras para investir na realização dos seus sonhos e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a sua família. Além disso, um bom desempenho profissional é algo extremamente positivo para a nossa autoestima, não é mesmo?

E se você, além de poder se desenvolver profissionalmente, puder auxiliar e participar no desenvolvimento profissional do seu marido/esposa, filhos e familiares? Fantástico, não?

Pois é, acredito que você já tenha percebido o grande poder de buscar um desenvolvimento integral, focado nas 7 Saúdes que compõem o Ser Humano e é nessa jornada fantástica que o Criador nos proporcionou que estaremos juntos nessa grande Comunidade, uma grande Família!

BÔNUS

Tanto eu quanto o Padre Chrystian, desde os primeiros momentos em que concebemos a ideia de criar a Comunidade Iluminar7S, carregamos conosco a certeza de que faríamos algo especial para as Mulheres e para a Feliz Idade, os nossos queridos idosos. Por quê?

Porque nós dois somos muito gratos, principalmente a duas pessoas que são muito especiais em nossas vidas: nossas mães!

No meu caso, especialmente às minhas duas mães, representadas pela minha mãe e minha avó materna, as duas pessoas responsáveis por tudo o que sou hoje. 

Por isso, em nossa comunidade, teremos duas jornadas especiais, voltadas exclusivamente para as mulheres e idosos, que com suas presenças enaltecem ainda mais o brilho dessa nossa união.

CONCLUSÃO

Para nos desenvolvermos e sermos pessoas realmente saudáveis, é importante que entendamos a nossa complexidade como indivíduos e como seres pertencentes a um coletivo. 

Sendo assim, nossa Jornada deve buscar um amadurecimento em todas as área do Ser, as 7 Saúdes que nos integram, visando compreendermos melhor a nossa existência e o nosso papel na sociedade.

Ninguém, jamais, foi feliz sendo saudável em apenas uma dessas 7 áreas. Somos seres complexos e para desvendarmos essa complexidade, nada melhor do que o conhecimento e a união de pessoas brilhantes em uma grande comunidade voltada para o desenvolvimento de todos os seus membros.

Nunca se esqueça: Você nasceu para ILUMINAR!

Picture of Thiago Henrique

Thiago Henrique

Casado, Bacharel em Ciências Militares e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras, Especialista em Influência Digital pela PUCRS, Educador e Empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *